Café Jurimétrico #17


Na 17ª edição do Café Jurimétrico, recebemos o Professor do curso de Jurimetria Aplicada pela Consudata e especialista em análise processual de dados, José de Jesus Filho. José é parceiro da ABJ e realiza projetos voltados para as áreas de aprendizado estatístico, processamento de linguagem natural, sistemas distribuídos, processos judiciais e segurança pública.

A apresentação iniciou com José falando sobre o propósito do valor da causa. Ele afirma que o valor da causa não é usado para um ‘propósito único’, podendo ser o montante pedido, assim como pode representar os cálculos das custas judiciais, honorários advocatícios, ou até mesmo servir como competência da ação.

No decorrer da apresentação, José mostrou como fazer a leitura dos valores na base de dados do TJSP na linguagem de programação R, pegando os custos de cada uma das decisões nos processos judiciais em ações de danos morais.

Por fim, o professor foi questionado sobre como ele acredita que podemos estimar e compreender melhor o valor da causa identificado em um processo, em resposta José afirma que o desenho da pesquisa, se bem delimitado, indicará valores que podem ser previamente esperados, e complementa sobre acreditar na importância de que uma boa teoria, e um bom desenho causal, auxilia a orientar sobre a decisão será tomadada sobre o valor da causa.

O Café Jurimétrico é um evento criado e pensado para pessoas associadas à ABJ, e busca trazer assuntos de interesse dentro do universo da jurimetria. Para saber mais, acesse a aba Associe-se


Saiba mais sobre os benefícios de associados da ABJ clicando aqui


Informações úteis

Público: Exclusivo para associados e convidados
Formato: Online
Data: 29/10/2021
Horário: 09h às 12h