Observatórios

Os observatórios foram criados com o objetivo de investigar e acompanhar a evolução de temas específicos do Direito, envolvendo casos complexos. Analisamos alguns tipos de caso de forma minuciosa e aprofundada, em projetos faseados que contemplam etapas de levantamento de dados, discussões entre especialistas, formulação de questionários, capacitação da equipe de pesquisadores que coletam os dados, análise dos dados coletados, formulação de relatórios e apresentações dos resultados.

Observatório da Insolvência - Falências em São Paulo

O Observatório da Insolvência é um projeto contínuo, iniciado em 2017 pela Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) em parceria com o Núcleo de Estudos de Processos de Insolvência (NEPI) da PUC-SP. O objetivo do observatório é colher dados estatísticos dos processos judiciais envolvendo empresas em crise, buscando identificar gargalos e oportunidades para aprimorar a prestação jurisdicional.

Observatório da Insolvência - Recuperações Judiciais em São Paulo

O foco deste projeto é levantar e analisar dados a respeito das empresas em crise que se dirigem ao Poder Judiciário para viabilizar meios de recuperação ou, em último caso, para serem liquidadas.

Observatório da Insolvência - Recuperações Judiciais no Rio de Janeiro

O Observatório da Insolvência é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) visando compreender de forma empírica os processos relacionados a recuperações judiciais e falências. Trata-se de um trabalho contínuo de coleta e análise de dados, em constante expansão.

Observatório da Insolvência - Recuperações Judiciais no Rio Grande do Sul

O Observatório da Insolvência do Rio Grande do Sul analisa todos os processos de Recuperação Judicial distribuídos no Rio Grande do Sul a partir do ano de 2010.

Observatório de Arbitragem

O Observatório de Arbitragem é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) em parceria com o Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) que visa compreender de forma empírica os processos arbitrais.

Observatório Digital de Litígios Judiciais no Brasil

O projeto tem como objetivo libertar dados sobre produtividade judiciária, litigiosidade e acesso à justiça no país e descrever o quadro geral da produtividade e da litigiosidade no Brasil.

Observatório do Mercado de Capitais

O Observatório do Mercado de Capitais é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) e da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) que visa compreender de forma empírica as atividades desempenhadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Observatório Societário

O Observatório Societário é um projeto de pesquisa desenvolvido pela Associação Brasileira de Jurimetria, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O projeto mapeia mais de mil decisões de primeiro grau envolvendo dissolução societária na comarca de São Paulo.

Tem interesse em desenvolver uma pesquisa com a ABJ?