Café Jurimétrico #16


A 16ª edição do Café Jurimétrico contou com a presença da Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e Doutora em Direito Previdenciário pela PUC/SP, Adriane Bramante. O evento teve como tema o Direito Previdenciário, e dando maiores focos aos processos administrativos e judiciais no Brasil e no uso da jurimetria a fim de contribuir para a efetividade da justiça brasileira no setor.

No primeiro tópico, Adriane explicou a atuação do IBDP e relatou alguns problemas nos dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Um dos exemplos utilizados na crítica foi o aspecto econômico, que para ela passou a ser muito preocupante, já que em vários casos se sobrepôs ao critério jurídico. Bramante também criticou o formato de cálculos na reforma da previdência, apontando que não existem bases de dados e estatísticas suficientes para justificar as economias previstas com precisão.

Respondendo questões durante a apresentação, a Presidente do IBDP explicou que quem faz toda a parte estatística do INSS é a DataPrev, órgão de processamento de dados do INSS. Por fim, concluiu que é necessário uma organização na leitura dos dados, como exemplo, falou dos gráficos utilizando dados da PGFN, elaborados pela ABJ.

O Café Jurimétrico é um evento criado e pensado para pessoas associadas à ABJ, e busca trazer assuntos de interesse dentro do universo da jurimetria.


Saiba mais sobre os benefícios de associados da ABJ clicando aqui


Informações úteis

Público: Exclusivo para associados e convidados
Formato: Online
Data: 24/09/2021
Horário: 09h às 12h
Link: