Café Jurimétrico #15


A 15ª edição do Café Jurimétrico contou com a participação do Secretário-Geral da ABJ, Julio Trecenti e teve como tema: Programação e Jurimetria. A programação é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente, e sustenta diversas etapas dos estudos na ABJ.

De início, Julio introduziu a ciência de dados e falou sobre dados abertos na programação, que possibilitam a colaboração entre cientistas e a construção de conhecimento em conjunto. Ainda no assunto, explicou que é comum cientistas utilizarem do “copia e cola” quando estão programando, sendo esse, segundo ele, um dos principais poderes da programação, que permite aplicar a solução em diferentes contextos, num conceito chamado de reprodutibilidade.

Perguntado sobre armazenamento e como utilizar os mesmos dados, análises e funções em diferentes computadores, Trecenti afirmou que existem duas maneiras de trabalhar de forma organizacional. Para ele, a forma mais sofisticada para armazenar as informações são os pacotes computacionais, e completou falando da importância da utilização de nuvens, e de plataformas como o Github.

No decorrer da apresentação, o cientista explicou que não existe uma obrigação em utilizar a programação em R para se trabalhar com jurimetria. Apesar de ser possível utilizar outras linguagens, Julio destaca a importância da sua popularidade que facilita o acesso e ajuda muito nas dúvidas do dia a dia, e que dentro de análises de dados, as linguagens mais populares são R e Python. Fechando o evento, tivemos uma demonstração de como podemos aumentar a eficiência de uma pesquisa jurimétrica com programação.

O Café Jurimétrico é um evento criado e pensado para pessoas associadas à ABJ, e busca trazer assuntos de interesse dentro do universo da jurimetria. Para saber mais, acesse a aba Associe-se


Saiba mais sobre os benefícios de associados da ABJ clicando aqui


Informações úteis

Público: Exclusivo para associados e convidados
Formato: Online
Data: 03/09/2021
Horário: 10h às 12h
Link: