Café Jurimétrico #13


O 13º Café Jurimétrico teve como tema o Contencioso Administrativo Tributário. A edição contou com a participação de Maria de Fátima Cartaxo, Especialista Sênior em Gestão Fiscal e Municipal no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desde 2004.

Cartaxo possui um currículo invejável, tendo trabalhado mais de 20 anos na Receita Federal. Em seu pós-doutorado, feito em Lisboa, ela apresentará um trabalho de pesquisa justamente sobre a efetividade da Justiça Tributária Brasileira.

O bate-papo foi guiado pelo processo seletivo vencido pela ABJ para trabalhar com o BID, onde a associação vai analisar e diagnosticar melhorias no contencioso administrativo tributário. Para ela, não se pode admitir um contencioso com um valor que supera a metade do PIB nacional.

Cartaxo também acredita que existem dois eixos para uma redução do contencioso, onde seriam trabalhadas medidas para reduzir o contencioso fiscal existente, através do estoque de processos que tramitam nos órgãos; e também a prevenção de litígios, em que medidas voltadas a prevenir a formação de conflitos fiscais, melhoram as relações entre o fisco e os contribuintes, tornando-as mais colaborativas.

O Café Jurimétrico é um evento criado e pensado para pessoas associadas à ABJ, e busca trazer assuntos de interesse dentro do universo da jurimetria. Para saber mais, acesse a aba Associe-se


Saiba mais sobre os benefícios de associados da ABJ clicando aqui


Informações úteis

Público: Exclusivo para associados e convidados
Formato: Online
Data: 25/06/2021
Horário: 10h às 12h
Link: