Observatório da Insolvência - Recuperações Judiciais: Rio Grande do Sul

Objetivos

A 1ª Fase do Observatório da Insolvência - Rio Grande do Sul é dedicada à análise dos Processos de Recuperação Judicial (PRJ), endereçando os pontos principais abaixo.

  • Características das partes envolvidas.
  • Deferimento do processo.
  • Características da fase de negociação.
  • Tempo de duração dos processos.
  • Características dos planos aprovados.
  • Desfecho da recuperação judicial.

Metodologia

Foram analisados 521 processos de recuperação judicial no Rio Grande do Sul distribuídos entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020. As informações foram coletadas através do preenchimento de questionários por pesquisadores.

O projeto passou por três etapas: listagem de processos, coleta de dados e análise estatística. A etapa da listagem envolve encontrar os números identificadores dos processos que fazem parte da pesquisa, considerando o escopo definido. Já a etapa de coleta envolve acessar os processos através de seus números identificadores, obtendo as informações que são relevantes para o estudo. A terceira etapa envolve a análise estatística dos dados coletados, realizando os cruzamentos necessários para atingir os objetivos da pesquisa.

Resultados

O estudo nos permitiu chegar a diversas conclusões. Os principais pontos são:

  • Apesar da diferença na quantidade de processos, os resultados são similares aos observados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
  • A proporção de Recuperações Judiciais envolvendo Empresas de Pequeno Porte e Microempresas é muito menor que a proporção de empresas com naturezas jurídicas no cadastro da Receita Federal do Brasil.
  • Perícia prévia é pouco frequente, mas, quando existe, ela diminui a taxa de deferimento da recuperação.
  • O tempo mediano até o deferimento é de 25 dias nas varas especializadas e 14 dias nas varas comuns, mas o tempo até o deferimento nas varas especializadas não ultrapassa 716 dias, enquanto nas varas comuns, chegou até a 1609 dias.

Informações úteis

Finalização do projeto: Agosto/2022
Base de dados: Processos de recuperação judicial distribuídos nas Comarcas do Estado do Rio Grande do Sul entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020.
Coordenador(es): Marcelo Guedes Nunes (ABJ), André Estevez, Ivo Waisberg (PUC-SP), João Pedro Scalzilli, José Paulo Japur, Marcelo Barbosa Sacramone (PUC-SP), Ney Wiedemann Neto, Roberto Monlleo Martins, Julio Trecenti (ABJ)
Relatório:
Página do projeto:

Tem interesse em desenvolver uma pesquisa com a ABJ?