O foco deste projeto é levantar e analisar dados a respeito das empresas em crise que se dirigem ao Poder Judiciário para viabilizar meios de recuperação ou, em último caso, para serem liquidadas.
Objetivos
O trabalho teve como objetivos auxiliar na elaboração e alteração de leis sobre o tema e compreender empiricamente o processo de Recuperação Judicial, incluindo:
- O que influencia no deferimento e quanto tempo ele leva?
- O que acontece entre deferimento e aprovação do plano?
- Quais são as características gerais dos planos de recuperação aprovados?
Metodologia
O trabalho foi pioneiro no que tange a análise exaustiva sobre processos de recuperação judicial da Comarca de São Paulo. Foram analisadas todas as recuperações distribuídas entre 01/09/2013 e 30/06/2016 em São Paulo/SP. Os processos foram analisados manualmente por pesquisadores voluntários.
Neste projeto, estudamos e acompanhamos mais de 1.100 Recuperações judiciais no estado de São Paulo, analisando dados sobre deferimento e planos de recuperação homologados.
Esta fase do projeto se dedicou a analisar as recuperações judiciais de São Paulo distribuídas entre janeiro de 2010 e julho de 2017.
Patrocinadores
O Observatório da Insolvência não seria possível sem nossos patrocinadores. Abaixo listamos os patrocinadores desta fase do projeto.