O Observatório do Mercado de Capitais é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) e da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), visando compreender de forma empírica as atividades desempenhadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A 1ª Fase do Observatório do Mercado de Capitais refere-se aos Processos Administrativos Sancionadores (PAS) julgados pela CVM e aos Termos de Compromisso (TC) que podem ser celebrados pelas partes envolvidas.
Objetivos
A 1ª Fase do Observatório do Mercado de Capitais é dedicada à análise dos Processos Administrativos Sancionadores (PAS) e Termos de Compromisso (TC) da CVM, endereçando os pontos principais abaixo.
- Temas dos processos sancionadores.
- Características das partes envolvidas.
- Desfecho dos julgamentos, critérios e forma de aplicação das sanções.
- Tempo de duração dos processos.
- Características dos Termos de Compromisso.
- Temas com divergência nos julgamentos.
Metodologia
O projeto passou por três etapas: listagem de processos, coleta de dados e análise estatística. A etapa da listagem envolve encontrar os números identificadores dos processos que fazem parte da pesquisa, considerando o escopo definido. Já a etapa de coleta envolve acessar os processos através de seus números identificadores, obtendo as informações que são relevantes para o estudo. A terceira etapa envolve a análise estatística dos dados coletados, realizando os cruzamentos necessários para atingir os objetivos da pesquisa.
Patrocinadores
O Observatório do Mercado de Capitais não seria possível sem nossos patrocinadores. Abaixo listamos os patrocinadores desta fase do projeto.
A 2ª Fase do Observatório do Mercado de Capitais envolve, dentre outras atividades, a análise do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN). A pesquisa envolve a análise de recursos oriundos da CVM para o CRSFN.
Objetivos
A 2ª Fase do Observatório do Mercado de Capitais é dedicada à análise dos recursos no CRSFN, com foco nos eixos abaixo:
- Temas mais frequentes.
- Reforma da decisão.
- Tempo dos recursos.
- Características das partes envolvidas.
Metodologia
O projeto passou por três etapas: listagem de processos, coleta de dados e análise estatística. A etapa da listagem envolve encontrar os números identificadores dos recursos da CRSFN, considerando o escopo definido e conectando com os dados da CVM. Já a etapa de coleta envolve acessar manualmente os processos através de seus números identificadores, obtendo as informações que são relevantes para o estudo. A terceira etapa envolve a análise estatística dos dados coletados, realizando os cruzamentos necessários para atingir os objetivos da pesquisa.
Patrocinadores
O Observatório da Insolvência não seria possível sem nossos patrocinadores. Abaixo listamos os patrocinadores desta fase do projeto.