Webinar #4


O Observatório da Insolvência: Rio de Janeiro analisou os processos de Recuperação Judicial do Rio de Janeiro. O repositório contou com a abertura do Presidente da ABJ, Marcelo Guedes Nunes, do Juiz Marcelo Sacramone, e da advogada Juliana Bumachar.

O evento foi aberto ao público e contou com o apoio dos escritórios Bumachar Advogados Associados, Ferro, Castro Neves, Daltro e Gomide Advogados, Galdino & Coelho Advogados, Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados e Sérgio Bermudes Advogados. O Secretário-Geral da ABJ, Julio Trecenti, apresentou o dashboard interativo e iniciou a palestra.

De início, o sócio do Bumachar Advogados Vitor Hugo Erlich Varella apresentou o perfil dos requerentes. De acordo com a pesquisa, foram ajuizados 208 processos de 2010 a 2018, sendo 147 deles em que tiveram decisão deferindo o processamento da recuperação judicial; outros 79 tiveram o plano de recuperação aprovado e 18 deles foram encerrados, seja com plano aprovado ou com requerimento de falência.

Flávio Galdino, sócio do escritório Galdino e Coelho Advogados, continuou com a mesa de análise da crise. A correlação linear identificada mostra que as empresas ingressam na recuperação judicial em um momento em que ainda é possível algum tipo de satisfação.

Os deferimentos foram apresentados pelo advogado Marcelo Carpenter, sócio do Sérgio Bermudes Advogados. Na visão de Carpenter, a análise revela um aumento significativo no percentual de deferimento quando há presença de litisconsórcios. O fenômeno processual é um complicador e traz dificuldade na análise do caso, por ter uma análise mais substancial, e que gera trabalho na medida em que tenha mais gente pedindo, e também pela complexidade da estrutura societária em si.

Por fim, o advogado Paulo Penalva, sócio do escritório Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados, apresentou a mesa de negociação e os planos aprovados. Penalva explicou que o processo de perda patrimonial é a principal característica do processo de recuperação judicial.

A coordenação do projeto encerrou o evento com as considerações finais, agradecendo os parceiros e todas as pessoas que fizeram parte do levantamento.

Conheça o dashboard do observatório acessando aqui


Informações úteis

Público: Aberto
Formato: Online
Data: 14/06/2021
Horário: 9h
Link: