Webinar #2


A ideia de usar o empirismo no direito é extremamente poderosa. A jurimetria sistematiza a obtenção de conhecimento com base no que se observa na realidade dos tribunais, conhecendo o direito de forma concreta.

Mas o que são os tribunais? Quantos são e como se organizam? Na prática da jurimetria, nos deparamos com diversas nomenclaturas usadas na administração do judiciário que não são comuns nem para estatísticos, nem para juristas.

Neste webinar, trabalharemos noções básicas sobre como funciona um processo judicial e de que forma ele tramita no judiciário. Sairemos da jornada conhecendo as comarcas, circunscrições, instâncias, fases e muito mais. As definições serão apresentadas com base no que de fato é observado nos sistemas de justiça.

Público-alvo:

Cientistas de dados, estatísticos e programadores especializados. É possível aplicabilidade direta para integrantes de tribunais, CNJ, tribunais de justiça e ministério publico.

Facilitador:

Julio Trecenti, estatístico e secretário-geral da ABJ

Os desafios do uso das tabelas no dia a dia

A ideia de unificação da linguagem é realmente brilhante, mas por outro lado, as tabelas possuem alguns problemas que dificultam o seu uso.

Sabendo desta realidade, desenvolvemos uma série de técnicas para que o seu trabalho com as tabelas seja mais ágil e assertivo. Estas soluções são principalmente voltadas para o uso das tabelas em estudos Jurimétricos.


Informações úteis

Público: Aberto
Formato: Online
Data: 12/07/2018
Horário: 19h
Link: