Institucional

A Associação Brasileria de Jurimetria (ABJ) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2011, que tem como objetivo principal incentivar o uso da Jurimetria, estudo empírico do Direito, como ferramenta de tomada de decisão e melhora da prestação Jurisdicional Brasileira. É formada por pesquisadores das áreas do direito, da estatística e atualmente é a única organização brasileira que tem como objetivo a realização de pesquisas empíricas voltadas para a compreensão e gestão estratégica dos institutos de direito, participando de ações voltadas para a administração de tribunais, elaboração de leis, análise de carteiras e populações de processos e pesquisas acadêmicas em geral.

A ABJ tem sua origem em um grupo de pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) que, no início de 2009, se uniram com o intuito de elaborar pesquisas empíricas a respeito de recursos julgados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A associação fomenta, produz e lidera pesquisas empíricas, além de promover eventos, cursos, conferências e treinamentos. Com matriz em São Paulo, sua atuação em pesquisas pelo laboratório de jurimetria extende-se a nível nacional.

Os recursos da ABJ advém de doações e parcerias, sendo voltados para a divulgação da jurimetria e para a colaboração com entidades públicas e privadas, visando o desenvolvimento de ações estratégicas para o aperfeiçoamento da administração da justiça. Dessa forma, a ABJ já estabeleceu parcerias e apoios com diversas entidades governamentais e acadêmicas, como também junto ao Senado Federal, Ministério da Justiça e ao Congresso Nacional em importantes reformas legislativas em curso, como a dos anteprojetos de Código de Processo Civil e de Código Comercial.

Em resumo, a Associação Brasileira de Jurimetria busca incentivar, desenvolver e viabilizar como ciência a área do Direito que estuda os fenômenos jurídicos usando métodos estatísticos. Nossos estudos e pesquisas visam a difusão e o desenvolvimento do campo no Brasil, agregando pesquisadores e fornecendo as ferramenteas necessárias para isso, bem como auxiliar a formulação de boas políticas públicas e colaborar diretamente com a melhoria do judiciário nacional.

Veja também:
O que é Jurimetria?
Qual o propósito da associação?
Como posso me associar?

 

Contato

Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 1º andar - Vila Olimpia, São Paulo - SP

Sobre

© 2018 ABJ - Associação Brasileira de Jurimetria.