12 abr

1º café jurimétrico da ABJ

No dia 5 de abril, foi realizado o primeiro café jurimétrico da ABJ no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), evento mensal para associados que tem como finalidade discutir a ciência e o direito através da jurimetria. O evento foi também uma oportunidade para aproveitar o contato e troca de conhecimento com seus associados. Contamos com a presença, além dos nossos primeiros associados, dos conselheiros Adilson Simonis e Carlos Bragança Pereira, bem como de Marcelo Guedes Nunes, presidente da ABJ, que abordou o tema Jurimetria: eficiência no judiciário e elaboração de políticas públicas, ocupando a mesa junto com Luiz Resende, coordenador de comunicação da ABJ.

Na manhã após o julgamento do ex-presidente Lula, com a decisão a respeito do recurso de Habeas Corpus no STF, foi inevitavelmente celebrado o avanço da cultura de dados através do embasamento empírico presente na argumentação de um dos ministros, utilizados para justificar seu voto. Contudo, segundo Adilson Simonis, estatístico e docente da USP, a academia ainda deixa a desejar com a baixa profundidade de profissionais na área da jurimetria. Há uma grande necessidade de integração através de leituras dos estudos já existentes para criar massa crítica de pensamento.

Os participantes puderam manifestar-se e trataram das dificuldades no acesso aos dados para análises. É necessário compreender que a demanda pioneira na área tecnológica exige um tempo para adequação dos dados do judiciário. Afinal, até pouco tempo atrás, os dados eram computados para fins administrativos e não para fins analíticos. Aproveitando o ensejo, a ABJ contou sobre o planejamento da sua campanha de dados abertos, que deve ser lançada no primeiro semestre de 2019.

Para finalizar, a ABJ discutiu sobre o oferecimento de um curso para operadores do direito de médio prazo. O conteúdo está sendo desenvolvido pensando no avanço da interdisciplinaridade entre áreas do direito e ciência.

O próximo café jurimétrico está previsto para o dia 15 de maio, com presença confirmada do Dr. Fabio Ulhoa Coelho, titular de direito comercial da PUC-SP e presidente do conselho científico da ABJ.

Contato

Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 1º andar - Vila Olimpia, São Paulo - SP

Sobre

© 2018 ABJ - Associação Brasileira de Jurimetria.