15 out

Mas afinal, o que é jurimetria?

Quando o assunto é ciência, é muito importante ter cuidado para não se afundar no lodo pantanoso das definições. Não que definições sejam inúteis ou meros exercícios de argumentação, mas responder à pergunta “o que é?” frequentemente nos afasta do “como se faz?”. Esse cuidado está presente desde a criação…

08 out

Fenalaw 2019

Pelo segundo ano consecutivo, a ABJ é Apoiadora Institucional da Fenalaw, a maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina. Desde a primeira edição, o evento tem como objetivo difundir o conhecimento técnico, discutir os temas atuais ligados ao campo jurídico e ainda promover o encontro dos…

27 set

Favoritismo Judicial de políticos: Evidências nos Juizados Especiais Cíveis

No dia 21 de setembro, nosso pesquisador associado André Assumpção apresentou trabalho em co-autoria com Julio Trecenti no congresso anual da Associação Canadense de Direito e Economia (CLEA), realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Toronto. Este artigo foi produzido ao longo de 2019 e faz parte da tese…

17 set

Características e evolução das decisões nas Câmaras Reservadas de Direito Empresarial

As Câmaras Reservadas de Direito Empresarial tratam de casos empresariais de forma especializada desde dezembro de 2017. Neste breve estudo, vamos analisar as principais características e a evolução das decisões dessas câmaras por assunto e comarca de origem. 0.1 Metodologia Nesse estudo, extraímos dados da consulta de jurisprudência disponível no…

02 set

Um ano e meio das varas empresariais de São Paulo: uma iniciativa de sucesso

No dia 05 de dezembro de 2017, o Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou na comarca de São Paulo a 1ª e 2ª Varas Empresariais e de Conflitos Relacionados à Arbitragem. A instalação dessas varas no maior centro econômico financeiro do país resultou de um esforço conjunto do Poder…

27 ago

Jurimetria e Inteligência Artificial

Por vezes, vimos que uma confusão entre conceitos chegou na distinção entre Jurimetria e Inteligência Artificial (IA). E por isso, explicamos neste texto qual é a diferença desses conceitos e como a Jurimetria utiliza a IA em seu processo prático. A Estatística aplicada ao Direito possui exemplos que remetem ao…

20 ago

Jurimetria e dados: A importância de bases estruturadas

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a parte prática da Jurimetria. Afinal, como converter um apanhado de informações em análises que possibilitam tomar decisões e fazer previsões? O processo é complexo, demanda conhecimento especializado e tempo hábil para execução. Para explicar melhor como esse processo funciona, primeiramente é importante…

05 maio

O Abandono Afetivo e seu padrão de julgamento em São Paulo

O abandono afetivo é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil. Nas palavras de Grace Costa, autora do livro Abandono afetivo: indenização por dano moral, “O abandono afetivo consiste na omissão de cuidado, de criação, de educação, de companhia e de assistência moral, psíquica e social…

13 jul

Tribunais 101

No último webinar falei um pouco sobre a estrutura dos tribunais do Brasil. Acredito que algumas coisas iniciais importantes para quem nunca trabalhou com jurimetria são: Para entender a estrutura dos tribunais: Relatório Justiça em Números  Acesse também os paineis do Justiça em Números e o Módulo de Produtividade Mensal…

21 maio

Nuances no cálculo de tempos processuais

Uma pequena introdução de até três linhas para apresentar o item. A introdução não aceita formatação, então é ideal colocar um texto simples.

17 maio

2º café jurimétrico da ABJ

No dia 15 de maio, foi realizado o segundo café jurimétrico da ABJ no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), evento mensal para associados que tem como finalidade discutir a ciência e o direito através da jurimetria. “Existem conhecimentos importantes (de outros níveis) que não são científicos, nem podem…

14 maio

Contribuições da ABJ para o aprimoramento do sistema de adoção do Brasil

Em 2015, a ABJ realizou um estudo, encomendado pelo Conselho Nacional de Justiça, intitulado “Processos Relacionados à Adoção no Brasil: Uma análise sobre os impactos da atuação do poder judiciário”, o qual tinha por objetivo ter um instrumento para conhecer com maior profundidade os processos relacionados à adoção para identificar…

27 abr

ABJ realiza evento “Varas empresariais e especialização da justiça”

No dia 25 de abril, a ABJ realizou o evento “Jurimetria e especialização da justiça” no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), para tratar das bases do direito empresarial, a especialização da justiça e o caso de implementação de varas especializadas no Tribunal de Justiça de São Paulo. “A…

16 abr

Princípios conflitantes e a Jurimetria

É inevitável que exista controvérsia a respeito de uma decisão de tanto impacto e de voto tão apertado quanto o recente julgamento, no STF, do habeas corpus do ex-presidente Lula. O argumento mais raso nesta discussão é o de que evidentemente existe uma única possível interpretação válida da lei e,…

12 abr

1º café jurimétrico da ABJ

No dia 5 de abril, foi realizado o primeiro café jurimétrico da ABJ no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), evento mensal para associados que tem como finalidade discutir a ciência e o direito através da jurimetria. O evento foi também uma oportunidade para aproveitar o contato e troca…

11 abr

Webinar: o que esperar do evento?

No próximo dia 18/04/2018, dois de nossos colaboradores estarão à disposição do público para um bate-papo sobre o evento Jurimetria e especialização da Justiça. Neste Webinar, Luiz Resende e Milene Farhat comentarão sobre a pesquisa do Tribunal de Justiça de São Paulo. Além do espaço para perguntas, serão sorteadas duas…

23 mar

ABJ recebe o Presidente de la Corte Superior de Lima Norte

A ABJ recebeu hoje o Presidente de la Corte Superior de Lima Norte, do Peru, o juiz superior Rubén Durán Huaringa. Neste encontro, iniciamos o intercâmbio de informações de práticas da jurimetria ao magistrado. Também propusemos um trabalho de cooperação para disposição de boas práticas e orientação em trabalhos envolvendo…

19 mar

10 + 10 = 1000: Quais são os 10 objetivos e as 10 providências mais importantes para um gestor jurídico?

  Quais são os 10 objetivos mais importantes para um gestor jurídico? 1. Construir indicadores que me mostrem instantaneamente o que acontece. 2. Vencer todos os processos estratégicos. 3. Reduzir carteiras de processos de massa ao mínimo possível. 4. Previnir processos no futuro. 5. Ter uma provisão para perdas confiável.…

13 mar

Quando a doutrina jurídica pode ser útil de verdade?

Juristas não fazem pesquisa empírica e ostentam um desprezo olímpico por dados sobre a realidade. A pesquisa jurídica é eminentemente bibliográfica e a fundamentação das suas propostas é exclusivamente baseada na intuição de seus autores (opiniões próprias) e em argumentos de autoridade (opiniões de terceiros). Os juristas acreditam que as…

01 mar

Por que usar R para Jurimetria?

A jurimetria parte do princípio de que o direito é construído a partir das decisões tomadas nos tribunais. Para entender fenômenos jurídicos, precisamos colher, organizar e analisar dados sobre o que as pessoas discutem e decidem.

Contato

Av. das Nações Unidas, 12399 - 84A

Sobre

© 2018 ABJ - Associação Brasileira de Jurimetria.