21 maio

Nuances no cálculo de tempos processuais

Uma pequena introdução de até três linhas para apresentar o item. A introdução não aceita formatação, então é ideal colocar um texto simples.

14 maio

Contribuições da ABJ para o aprimoramento do sistema de adoção do Brasil

Em 2015, a ABJ realizou um estudo, encomendado pelo Conselho Nacional de Justiça, intitulado “Processos Relacionados à Adoção no Brasil: Uma análise sobre os impactos da atuação do poder judiciário”, o qual tinha por objetivo ter um instrumento para conhecer com maior profundidade os processos relacionados à adoção para identificar…

16 abr

Princípios conflitantes e a Jurimetria

É inevitável que exista controvérsia a respeito de uma decisão de tanto impacto e de voto tão apertado quanto o recente julgamento, no STF, do habeas corpus do ex-presidente Lula. O argumento mais raso nesta discussão é o de que evidentemente existe uma única possível interpretação válida da lei e,…

11 abr

Webinar: o que esperar do evento?

No próximo dia 18/04/2018, dois de nossos colaboradores estarão à disposição do público para um bate-papo sobre o evento Jurimetria e especialização da Justiça. Neste Webinar, Luiz Resende e Milene Farhat comentarão sobre a pesquisa do Tribunal de Justiça de São Paulo. Além do espaço para perguntas, serão sorteadas duas…

19 mar

10 + 10 = 1000: Quais são os 10 objetivos e as 10 providências mais importantes para um gestor jurídico?

  Quais são os 10 objetivos mais importantes para um gestor jurídico? 1. Construir indicadores que me mostrem instantaneamente o que acontece. 2. Vencer todos os processos estratégicos. 3. Reduzir carteiras de processos de massa ao mínimo possível. 4. Previnir processos no futuro. 5. Ter uma provisão para perdas confiável.…

13 mar

Quando a doutrina jurídica pode ser útil de verdade?

Juristas não fazem pesquisa empírica e ostentam um desprezo olímpico por dados sobre a realidade. A pesquisa jurídica é eminentemente bibliográfica e a fundamentação das suas propostas é exclusivamente baseada na intuição de seus autores (opiniões próprias) e em argumentos de autoridade (opiniões de terceiros). Os juristas acreditam que as…

01 mar

Por que usar R para Jurimetria?

A jurimetria parte do princípio de que o direito é construído a partir das decisões tomadas nos tribunais. Para entender fenômenos jurídicos, precisamos colher, organizar e analisar dados sobre o que as pessoas discutem e decidem.

Contato

Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 1º andar - Vila Olimpia, São Paulo - SP

Sobre

© 2018 ABJ - Associação Brasileira de Jurimetria.